segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Semana Alternativa de Arte Literária começa hoje



A Biblioteca Popular de Casa Amarela, referência na divulgação da literatura pernambucana, recebe os admiradores da prosa e poesia para a 2ª Semana Alternativa Recifense de Arte Literária (Saral). Com início nesta segunda-feira (13), a Semana Alternativa é parte da programação oficial do 5º Festival Recifense de Literatura, organizado pela Prefeitura do Recife. Durante cinco dias, escritores e poetas irão se reunir para discutir a produção literária e poética em Pernambuco, através de palestras, debates e oficinas abertas ao público, que poderá participar efetivamente da programação do Saral.


Na abertura, a exposição iconográfica A invenção se vê, mostra a trajetória do Movimento Invenção de Poesia, uma iniciativa dos poetas Sílvio Hansen e Rogério Generoso que organizam mensalmente na Biblioteca recitais poéticos e analisam a obra ou o processo cultural de movimento artístico. Pelo número limitado de 40 vagas para cada oficina e palestra, é necessário que os interessados façam a inscrição através do número 3232-4411 ou diretamente na Biblioteca de Casa Amarela, das 8h às 17h.


A programação vespertina leva ao auditório da Biblioteca uma discussão sobre a produção artística em Pernambuco durante o regime militar, pelas palavras de Jorge Augusto Vicente, na palestra O contexto histórico da arte nos anos de chumbo, a partir das 15h. Na terça-feira (14), às 10h, o público poderá participar da Oficina Literária, realizada por Raimundo Carrero, que compartilha com o público sua experiência na literatura, com 16 livros publicados e o reconhecimento de sua obra ao ser premiado em 2000 com o Prêmio Jabuti e o Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. Durante as duas horas de oficina, Carrero irá discorrer sobre a estrutura de um texto clássico e ao final, os alunos irão produzir um pequeno conto para análise.


Considerado um dos maiores poetas sul-americanos, a obra do escritor argentino Jorge Luis Borges será analisada no dia 15, a partir das 10h, por um dos seus maiores admiradores no Recife, Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira dos Escritores, seção Pernambuco. A partir das 15h, uma mostra de vídeos experimentais será apresentada pelo artista plástico Daniel Santiago, que vem expondo, na Biblioteca, o resultado de suas incursões pela linguagem audiovisual. A quinta-feira (16) reserva um espaço para a criançada, com a oficina de Contação de estórias infantis, às 10h, a atriz e poetisa Vanessa Sueidy. Através do mundo lúdico infantil, os pequenos serão estimulados à produção de desenhos e a participar de bricolagens sobre o tema que foi colocado durante a aula. A poesia de Mauro Mota é o tema da palestra vespertina que Humberto França, coordenador do Acervo da Fundaj sobre escritor, ministra às 15h.


O último dia do Saral é dedicado à Feira de Arte Literária Alternativa Recifense, a Falar. O espaço é voltado aos autores independentes, que não contam com o apoio financeiro das grandes editoras para trabalharem na divulgação de suas obras e, por isso, se distanciam do público. A partir das 16h, livros de baixo custo poderão ser encontrados, o que estimula a produção literária e amplia o conhecimento dos escritores. Além do recital poético, haverá a participação de literatos como Vital Correa e Jomar Muniz de Brito, além do show de Isac 7 Cordas.



Serviço
Semana Alternativa Recifense de Arte Literária (Saral)
Biblioteca Popular de Casa Amarela, na rua Major Afonso Leal, s/n, Casa Amarela.


Inscrições para as oficinas pelo telefone: 3232- 4411, das 8h às 17h.
Fonte: Assessoria da PCR

Nenhum comentário: