segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Cinema: I Jornada de Cinema Silencioso



Programação da I Jornada do Cinema Silencioso

A I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso traz clássicos do Ciclo do Recife e raridades cinematográficas da decáda de 20. O evento promove ainda debates sobre produção audiovisual no Estado. Veja os horários, filmes e palestrantes que fazem parte do festival.

» Segunda-feira (19)
Teatro de Santa Isabel

20h - Abertura Presidente da Fundaj, Representante da Cinemateca Brasileira e Representante da Prefeitura do Recife

» A Filha do Advogado (92 min / 1926) – Exibição em DVCam
Direção: Jota Soares. Com Euclides Jardim, Jota Soares, Guiomar Teixeira, Norberto Teixeira e Olíria Salgado. Um melodrama requintado, tendo como principal locação o então palacete da família Bandeira, na Av. Rosa e Silva. O argumento foi baseado numa novela o poeta Costa Monteiro. A história era bem arquitetada e capaz de provocar supresas com sua trama baseada em um triângulo amoroso. Nela um rapaz rico, Helvécio Aragão, vive bêbado em farras, comete atos violentos e permanece impune. O pai, Paulo Aragão, é um advogado famoso e rico. Ele tem uma amante, com a qual tem uma filha, Heloísa.

Trilha sonora - pianista Marco Caneca

21h30 - Coquetel

» Terça-feira (20)
Cinema da Fundação

19h30
» Aitaré da Praia (62 min, 35mm / 1925)
Direção: Gentil Roiz ; Atores: Almeri Steves, Ari Severo, Jota Soares e Rilda Fernades Conta a história de amor entre o pescador Aitaré e a jovem Cora. A mãe da moça, todavia, opõe-se ao namora e apóia Traíra, inimigo e rival do pecador. A trama desenvolve-se com muita peripécias e tem, como era de costume, um final feliz.

Trilha sonora - Muniz do Arrasta-pé e Naércio do Acordeon, com a direção do compositor Lívio Tragtenberg, criador da Orquestra das Ruas de São Paulo

Coffee-break

20h30 – mesa-redonda - Ciclo do Recife
Homenagem ao cineasta Fernando Spencer
Coordenação: Rita de Cássia Araújo, diretora de Documentação da

Debatedores: Alexandre Figueirôa (professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco), Luciana Corrêa de Araújo (professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos), Paulo Cunha (professor da Universidade Federal de Pernambuco), Fernando Spencer (cineasta)

» Quarta-feira (21)
Cinema da Fundação

19h30
» Grandezas de Pernambuco (30min, 35mm / 1926)
Diretor: Chagas Ribeiro. Diretor técnico: Horácio de Carvalho. Companhia Produtora: Olinda Filme. Apresenta, entre outros aspectos, o cais do porto, prédios e ruas do centro da cidade e bairros, Mercado de São José, Casa Operária, Avenida Beira-Mar, queda-d’água e reservatório de Gurjaú, Jockey Club, Mercado da Madalena, Câmara dos Deputados, Ginásio Pernambucano, a Escola Normal e seu diretor Ulysses Pernambucano, Matadouro Municipal dos Peixinhos, vistas e ruas de Olinda, banho de mar.

» Recife no Centenário da Confederação do Equador (10 min, 35mm / 1924)
Companhia produtora: Pernambuco Film. Produção: Ugo Falangola e J. Cambière. "Recife no 1º Centenário da Confederação do Equador constituiu um ótimo programa, pois o público pernambucano assistiu ontem nesse cinema o artístico trabalho editado pela Pernambuco-Film, apresentando o Recife artístico, comercial e industrial, através de nove partes. A vista geral abrange o belo panorama que se descortina do alto de nossas torres e recorda o nosso passado, em confronto com o presente progressista e os empreendimentos do governo atual." (Jornal do Commercio, 21 de outubro de 1924, página 2.)


Coffee-break

20h30 – mesa-redonda – Preservação de acervos cinematográficos
Coordenador: André Gil (técnico em conservação da Fundaj)
Debatedores: Carlos Roberto de Souza (coordenador da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso), Patrícia De Filippi (coordenadora do Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira) e Lula Cardoso Ayres Filho (diretor do Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres)

» Quinta-feira (22)
Cinema da Fundação

18h30
» Jurando Vingar (52 min, 35mm / 1925)
Direção: Ari Severo. Atores: Rilda Fernandes, Gentil Roiz, José Lira, Iara de Alencar e Jota Soares. A trama tinha como herói um plantador de cana que vive com a mãe e a irmã. Ele tem uma namorada garçonete de um bar, mas esta vive sendo assediada por um homem sem escrúpulos. Depois de uma briga, o vilão mata a irmã do herói e rapta sua namorada. Ele vinga a morte da irmã, matando o bandido e salvando a moça.

Trilha sonora - Loop B e Pedro Osmar

» Veneza Americana (61min, 35mm / 1925)
Companhia Produtora: Pernambuco Films. Produção: J. Cambière e Ugo Falangola. "O presente filme se refere ao progresso de Pernambuco, evidenciando-o com a oportunidade dos festejos do Centenário da Confederação do Equador. Assim, a par de um belo motivo, são-nos mostrados os progressos do próspero Estado do Norte, onde se destaca a construção do novo cais de Recife." (Pedro Lima, Selecta, ano XI, n.19, 9 maio 1925, p.12-3).

Coffee-break

20h30 – debate – Cinema Pernambucano Contemporâneo
Coordenador: Kleber Mendonça e/ou Luiz Joaquim
Debatedores: Luis Antônio Carrilho ( Cineasta e representante da ABD – PE) e João Vieira Jr (Produtor da REC Produtores Associados), Paulo Caldas (Cineasta), Germano Coelho Filho (Produtor da Camará Filmes).Trilha sonora - Alex Mono e Pi.R.

Fonte: JC Online