segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Fotografia: Andréa Moura selecionada para a 2ª Mostra Recife de Fotografia

A fotógrafa Andréa Moura (Foto), que participou da primeira edição do evento "Abra a Boca & Digaí" com a exposição "Paranóia", foi selecionada para a 1ª SEMANA DE FOTOGRAFIA DO RECIFE e a 2ª Mostra Recife de Fotografia, as fotos são feitas através da técnica de supexposição do filme a pequenas fontes luminosas, o que possibilita que o fotografo possa "desenhar" com os pontos de luz sobre o filme.

Para o video utilizado na apresentação das fotos a trilha sonora utilizada foi a música "Ensaio da Dilatação do Tempo(Psicodelia Avançada)" do EP "Música + Poesia + Tecnologia" da banda A Ponte que é colaboradora e banda fixa no evento "Abra a Boca & Digaí".

Ao total foram selecionados 59 trabalhos dos 89 inscritos de diversos estados brasileiros.

As exibições serão realizadas no período de 26 de agosto a 01 de setembro nos seguintes locais:

26/08 – 19h00 - Torre Malakoff (Recife Antigo)
27/08 – 18h00 - Pátio de São Pedro (São José)
28/08 – 18h00 - Comunidade do Pilar – (Recife Antigo)
29/08 – 17h30 - Estação Central do Metrô (São José)
30/08 – 18h00 - Hospital Ulysses Pernambucano (Tamarineira)
31/08 – 19h00 - UR7 (Várzea)
01/09 – 18h00 - Pátio de São Pedro (São José)

A comissão responsável por selecionar os trabalhos foi formada por:

Eduardo Queiroga
Começou como autodidata na fotografia. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1991; Repórter-fotográfico do Jornal do Commercio entre maio de 1992 e dezembro de 1995; Sócio fundador da Agência Lumiar de Fotografia – 1995; Fundou a Algaroba Cultura Fotográfica, junto com o fotógrafo Geyson Magno – 2006. Tem trabalhos publicados nos principais veículos do país e em alguns do exterior: Carta Capital, Veja, Época, Folha de S. Paulo, Terra, Elle, National Geographic, Vogue, Oi, Viagem e Turismo, Caras, AU. Produz trabalhos para as principais agências de notícias: Reuters, Agestado, Folha Imagem, AFP. Atende ao mercado editorial e publicitário. Seu principal interesse está na fotografia documental. É facilitador e produtor do projeto Fotolibras que trabalha a fotografia como linguagem alternativa para pessoas surdas.

José Afonso Jr
Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), possui mestrado(2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor (adjunto) da UFPE nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Radialismo e TV e Publicidade), e no mestrado e doutorado em Comunicação (PPGCOM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo e tecnologia digital, desenvolvendo e orientando trabalhos de pesquisa principalmente nos seguintes temas: jornalismo online, agências de notícias e fotografia digital.

Xirumba
Autodidata de formação, inicia na fotografia em 1975. Seu interesse sempre esteve voltado para o povo brasileiro, particularmente o nordestino. Trabalhou como repórter fotográfico até ter imagens censuradas na década de 70. Participou de exposições em Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de janeiro, Brasília e no exterior, Guadalajara, Paris e Valência. É um dos fundadores da TV VIVA, primeira televisão de rua da América Latina. Atualmente está envolvido com o projeto "lambe-lambe", resgatando a cultura de fotógrafos de rua.


Parabéns pra Dea desde já!

Nenhum comentário: