domingo, 18 de março de 2007

Cinema - Festival de Filmes Franceses no Apolo!!!

O Jc fez o favor de pegar o release primeiro, tamos só repassando. Afinal informação é informação.

O Cinema Apolo e o Consulado da França no Recife apresentam, pelo terceiro ano seguido, uma seleção de filmes de países de língua francesa - III Festival de Cinema Francófono, a partir desta segunda-feira (19). Durante três dias, serão exibidos nove longas-metragens, sendo oito inéditos no Recife e um reprise. As sessões têm entrada franca.

Dentre os filmes estão a reprise de Missão demissão, apresentado no Festival do ano passado, e À tout de suíte, de Benoit Jacquot sobre um fato real que chocou a França. A ilha de Black Mor, uma animação para adolescentes, e O amor É mudo, com Victoria Abril no elenco, também integram a mostra. O público ainda poderá assistir ao filme A Esquiva, baseado em Marivaux, que venceu quatro Caeser, o grande prêmio do cinema francês, em 2005.

O lançamento no Recife de O amor em cinco tempos, de François Ozon, será o grande destaque do festival. O jovem cineasta, nascido em 1967, é formado em cinema pela escola parisiense La Femis e tem no currículo oito longas e 16 curtas-metragens. O filme entra em temporada no Cinema Apolo e os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).


III Festival de Cinema Francófono - Programação:

» Segunda (19)

16h - Missão demissão (Violences des Éanges en Mlieu Tempéré (FRA, 2004, 99 minutos). Jovem de 25 anos chegado do interior para trabalhar em Paris em uma grande empresa de consultoria empresarial conhece Eva em sua primeira manhã no emprego, jovem mãe-solteira por quem sente-se atraído.

18h - À tout de suíte (FRA, 2004, 95 minutos), de Benoit Jacquot. Rica parisiens estudante de artes se apaixona por um carismático ladrão de bancos. Tomada pelo desejo, ela passa a acompanhá-lo nos assaltos e se vê obrigada a fugir pelo continente europeu, passando pela Espanha, Marrocos e Grécia. De repente, sofre uma traição. Baseado em fatos reais.

20h - A esquiva (L"Esquive, FRA, 2004, 117 minutos), de Abdellatif Kechiche. Comédi dramática ambientada em subúrbio parisiense. Lydia ensaia uma peça de Marivaux com sua escola, quando Krimo se apaixona por ela. César: Melhor Filme, Roteiro, Atriz Revelação e Ator Revelação 2005

» Terça (20)

16h - Obras, a gente sabe quando começa... (Travaux, on Sait Quand Ça Commence ..., FRA, 2005, 95 minutos), de Brigitte Rouan. Advogada especializada em defender imigrantes é implacável no tribunal, mas na vida privada é condescendente com seus dois filhos adolescentes e o ex-marido. Decidida a fazer uma reforma no seu apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos. A obra se transforma num pandemônio.

18h - Bernie (FRA, 1996, 87 minutos), de Albert Dupontel. Quando deixa o orfanato, Bernie Noël está com trinta anos e tem como único objetivo conhecer suas origens. Começa então um percurso repleto de emboscadas para esse garoto neurótico e desligado do mundo real que vai semear a desordem por onde passar.

20h - O amor é mudo (Cause Toujours, FRA, 2004, 87 minutos), de Jeanne Labrune. Comédia que se utiliza de linguagem fantasiosa para falar sobre relacionamentos humanos, confiança e a desconfiança a partir de um relacionamento de uma caixa de supermercados. No elenco, está a atriz espanhola Victoria Abril. Este é o décimo-segundo longa-metragem da diretora.

» Quarta (21)

16h - A ilha de Black Mor (L"Ile de Black Mor, FRA, 2004, 80 minutos). Animação cuja estória remonta a 1803, quando um adolescente de 15 anos escapa do orfanato, ignora o seu verdadeiro nome e sai em busca de uma ilha do tesouro, no extremo do Oceano Atlântico. Na jornada, se depara com piratas outros aventureiros do mar.

18h - Os maus perdedores (Les Mauvais Joueurs, FRA, 2005, 85 minutos), de Frédéric Balekdjian. Em Paris, a vida de Vahé Krikorian está um caos: a loja de seu pai, para quem trabalha se fechará; a mulher que ama o abandona; o seu irmão, desempregado, recusa trabalhar para pagar suas dívidas.

20h - O amor em cinco tempos (5x2 - Cinq foix deux, FRA, 2004, 90 minutos), de François Ozon. Com Valeria Bruni - Tedeschi e Stéphane Freiss. O filme narra cinco momentos de um mesmo relacionamento amoroso do fim até o começo. Vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza de 2005. Do mesmo diretor de Oito mulheres e O tempo que resta. Lançamento no Recife.

Nenhum comentário: