sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Agosto das Artes



Desta sexta até domingo, o Teatro de Santa Isabel recebe a quinta edição do Festival Agosto das Artes, evento que reúne dança, teatro, música e poesia e é promovido pelo Espaço Cultural Maria Helena Marinho/Movimento Pró-Criança. Além das apresentações que serão vistas durante três dias, o evento também se estende até a Rua Vigário Tenório, sede do centro cultural, onde está acontecendo a exposição Agosto das Artes, na qual são vistos trabalhos dos alunos do Pró-Criança. Hoje, amanhã e domingo também acontece um workshop com o russo Dmitri Lvovich Afanasiev (professor e ex-integrante do balé Bolshoi) e o diretor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Henrique Beling.

Ainda comemorando os incensados cem anos do frevo, o evento no Santa Isabel vai exibir, todos os dias, o documentário Carnaval no passo do tempo, que traz uma retrospectiva sobre o ritmo desde os anos 20 até os dias atuais. Na seqüencia e ainda versando sobre o mesmo tema, o ator Edjalma Freitas apresenta o poema Frevo, por Marquito (de Evoé! 100 anos de frevo). Hoje, Sagrama e a passista Bruna Renata realizam sua contribuição o mesmo tema em uma apresentação que inclui maracatus como Eh! Luanda e o caboclinho Mat ruá. Os frevos Evocação nº 1 e Último dia também fazem parte da apresentação.

As crianças e jovens do Movimento Pró-Criança cantam a MPB sob regência de Otávio Góes antes do intervalo de 15 minutos. Os bailarinos João Paulo Frazão e Mariana Zschoerper apresentam o pás-de-deux Chama de Paris. hoje ainda se apresentam os grupos Corpos e Tambores, o bailarino Erico Montes (do Royal Ballet de Londres) e a Companhia La Luna de Dança Flamenca.

O Grupo Alegretto apresenta, neste sábado, A música da Renascença, seguidos pela música erudita (como Valsa em dó sustenido menor F., Chopin) de Priscila Almeida, ao lado do professor Levi Guedes. A noite ainda tem os musicais A saga de Lampião com a escola de música e dança Andarilho-MPC) e O cravo e a rosa (com alunos da mesma escola). Os alunos do MPC dos Coelhos apresentam Caleidoscópio: a brincadeira do impossível.

No domingo, a companhia Carolemosdançarte apresenta três coreografias: a primeira é a Variação masculina do Cisne Negro, a segunda traz O pássaro azul (grand pás-de-deux), e a terceira mostra o clássico Quebra nozes (todas com músicas de Tchaikovsky). Jailson Olegário de Edílson José, do grupo Capoeirarte 1, mostram Cânticos de uma nação, identidade do nosso povo. As apresentações começam às 19h. Ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (as entradas serão vendidas das 9h às 18h). Informações: 3232.2939.

Fonte: Jc Online

Nenhum comentário: