domingo, 18 de fevereiro de 2007

Enfim! Pequena Miss Sunshine


E eis que finalmente rendo-me aos atrativos dessa formidável agenda e presto minha humilde colaboração. ;)


Chega finalmente aos cinemas de Recife Pequena Miss Sunshine após angustiada espera. Aqueles que já conhecem o trabalho dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, mais conhecidos pelas produções de videoclipes para as bandas REM e Red Hot Chili Peppers, recebem de braços abertos mais uma talentosa obra do cinema alternativo (que convenhamos, anda muito mais atrativa que o cinema hollywodiano)

Pequena Miss Sunshine conta a história de uma familia a beira de um colapso. A pequena Olive, gorduchinha e absolutamente inocente, se candidata a um evento mirin de moda e tras na sua bagagem um pai psicótico, as voltas de vender um programa de auto-ajuda num mercado já saturado, um tio gay e suicida fracassado, um irmão ligeiramente "bauderline" (como diria um amigo meu), dentro de um rigoroso voto de silêncio (descubram do que Nietzsche é capaz..), um avô viciado em cocaína e uma pobre mãe, esponja de todos os males da família. Vale ressaltar que Miss Sunshine não é um filme "anti-fashion", ou sobre relacionamento familiares, ou mesmo sobre as dificuldades de se conviver em sociedade. Seu maior trunfo se dá justamente ao que não é declarado mas fica explícito: a atitude da pequena. Olive é forte porem ingênua e cresce pura diante dos conflitos e diferenças que a cercam e consegue, de forma sutil, manter unidas as mais diferentes personalidades da sua família.

É pena que uma das pérolas do cinema independente americano (tão raro ultimamente), com 4 indicações ao Oscar, só chega ao Recife para uma única sessão em plena terça feira de Carnaval. Mas acreditem: todos eles, dentro de uma kombi que só dá partida em movimento, fazem do filme um pacote no mínimo curioso para aqueles que querem uma pedida diferente para esse carnaval.

até.
=**

Sessão de Arte - Shopping Tacaruna.
Terça feira - 20.02 as 19h.

Nenhum comentário: