Artes
Retalhos
A francesa Dominique Berthé, radicada no Brasil há quase dez anos, lançou a exposição Retalhos. A primeira mostra individual de pintura da artista é composta de 14 painéis de técnicas mistas, usando acrílico, cera aquarelada e tecido sobre tela. Entre as obras, uma reinterpretação de motivos geométricos dos ladrilhos hidráulicos existentes na Maison do Bonfim, com injeção de cores quentes e alegres, numa referência ao clima e à hospitalidade brasileiras.
Entre eles, obras de Guita Charifker e Giuseppe Baccaro, que não são tão ligados ao Movimento Armorial, até uma xilogravura de J. Borges, iconografia admirada pelos seguidores do Movimento Armorial, criado por Ariano.
Quando: Segunda a sexta, das 9h às 17h; Sábado e domingo, das 13h às 17h
Onde: Museu do Homem do Nordeste (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE)
Entrada: Franca
Outros Sambas
O espaço expositivo, instalado no terceiro andar do Instituto Cultural Banco Real, a Galeria Marcantonio Vilaça, abre caminho para a produção contemporânea localem vez de simplesmente mostrar o acervo do marchand pernambucano, morto em 2000.
Outros Sambas, de Amanda Melo, reune fotografias, desenhos, vídeos e esculturas. Um dos fios condutores do trabalho da artista é a tensão presente na rigidez dos movimentos e a vontade do corpo de se libertar de amarras mecânicas e artificiais.
Quando: terça a domingo, das 14h às 22h
Onde: Instituto Cultural Banco Real (Avenida Rio Branco, 23, Bairro do Recife)
Entrada: Franca
Informações: (81) 3224-1110
Plastimodelismo
A Feira de Plastimodelismo reúne miniaturas de navios, aviões de guerra, automóveis, figuras de ficção científica, entre outras.
Quando: até 29 de julho; segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h
Onde: Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife, Recife-PE)
Informações: (81) 3419.7500
Moradores de Olinda
Mesmo com a riqueza histórica das igrejas seculares e dos casarões antigos de Olinda, o fotógrafo Roberto Rômulo traçou, através da imagem, um perfil das pessoas que moram na cidade. O resultado do trabalho são 55 fotografias, em 24 x 30 cm, na mostra Olinda – Cenas de uma Cidade Histórica.
Quando: de 10 a 25 de julho, das 9h às 16h (abertura às 19h)
Onde: Mercado da Ribeira (Olinda-PE)
Entrada: gratuita
Exposição Coletiva Arte é 10
A Exposição Coletiva Arte é 10, reúne dez nomes da arte pernambucana: Álvaro Caldas, Evandro Viana, Guita Charifker, Humberto Magno, Isnaldo Reis, José Barbosa, Roberto Ploeg, Tereza Costa Rêgo, Tiago Amorim e Timóteo. As obras de arte poderão ser adquiridas. A abertura da exposição terá apresentações de músicos e poetas locais.
Quando: de 30 de maio a 29 de julho (abertura às 20h)
Onde: Ateliê da Barbearia (Rua Prudente de Moraes, 444, no Carmo, próximo aos Quatro Cantos, Olinda-PE)
Entrada: aberta ao público
Fonte: Site da Folha de Pernambuco